TEMPLO


DIVERGÊNCIA DA SÃ DOUTRINA - TEMPLOCENTRISMO 
5º ProblemaTemplo?

Como dito na introdução imaginamos que o Senhor Jesus voltasse a terra encarnado como um indivíduo comum e pretendesse viver a vida de cristão evangélico nos dias atuais. Envolto neste pensamento, conjecturamos que mais uma vez ele seria assassinado pela liderança religiosa e seus religiosos. Tudo para defender seus entendimentos, suas teologias, suas conjecturas acerca do próprio Senhor Jesus, seus interesses pessoais, seus dia-a-dia, etc. Enfim, fariam de tudo, como fizeram os sacerdotes, os fariseus, os escribas e o povo para cumprir e defender a “Lei de Moises”; sendo que desta sorte, matariam Jesus “em nome de Jesus”.
O sexto problema suscitado foi acerca do Templo. O que o Senhor acha acerca de construção e existência de templo em seu nome?
 O Senhor Deus ordenou que Moises construísse um tabernáculo e ali alocasse coisas santas. Sendo o tabernáculo divido em três parte: Santo dos Santos, Lugar Santo e Átrio. No primeiro local, Santo dos Santos, estavam alocados o Propiciatório e a Arca do Concerto, que continha a vara de Aarão, as tábuas da Lei e o maná, o candelabro; no segundo, Lugar Santo, o Altar de Incenso, Mesa dos Pães e o Candelabro; e no Átrio o Altar de Bronze e a Pia de Bronze.
O Senhor Deus determinou a construção do tabernáculo dizendo: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx. 25:8). Observe que o Senhor não habitaria no tabernáculo, porém no meio deles (plural), referindo-se ao povo de Israel.


Origem do 1º Templo:
Davi, após a construção de sua casa, quis fazer um templo para guardar a arca do conserto, não para moradia de Deus. Más o Senhor Deus lho impediu com as alegações que sucedem abaixo:
“E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas. E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.
Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo. E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra. E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa. Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino, este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre” (2ª Samuel 7:1-16).
Neste contexto, observe que o Senhor Deus promete em profecia a Davi que de suas entranhas sairá um que edificará uma casa para o Senhor e o tono deste será para sempre. O Senhor estava falando acerca do Messias de Israel, Jesus, o Filho de Davi, e não de Salomão como pensou Davi. Observe que Deus fala “quando teus dias forem completos, e vieres dormir (morto) com teus pais. Pergunta: Salomão já havia nascido? Sim. Por isso Deus não falava de Salomão, más sim de Jesus, a quem o cego reconheceu ser o “filho de Davi” do qual Deus disse que “este edificará uma casa ao meu nome”.    
Também por que? Quem estabeleceu reino para sempre? Salomão ou o Senhor Jesus? Ora, Salomão morreu e não ressuscitou nem ascendeu aos Céus; o Senhor Jesus reina e reinará para todo sempre, cumprindo a profecia (Apocalipse 11:15; 5:13).

Agora olha o que o Davi falou ao povo:
Então Davi reuniu em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães dos milhares, e os capitães das centenas, e os administradores de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os oficiais, os poderosos, e todo o homem valente. E pôs-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu; em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do Senhor e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar. Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue. E o Senhor Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel. E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor sobre Israel. E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje” (1 Crônicas 28:1-7).
Realmente, este texto esclarece e confirma que Davi entendeu mal o que dissera o Senhor Deus; o Senhor falava de seu unigênito filho Jesus e Davi fala de Salomão.
Assim, Davi não construiu e deixou tudo preparado para que seu filho Salomão o fizesse, e Salomão executou a obra de construção do templo. Salomão mesmo construindo o Templo tinha plena convicção que Deus ali não habitaria. Vejam o que Salomão diz antes de construir o Templo e também depois:
Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?” (II CRÔNICAS 2:6).

Depois, quando orava ao Senhor dentro do Templo:
“Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai. Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado” (I REIS 8:26-27).

Continuando o texto bíblico acima, percebemos que Salomão ora para que o templo seja um lugar especial, não o único, no qual o povo pudesse praticar orações e súplicas, as quais seriam ouvidas no Céu, onde é lugar de habitação e trono de Deus.
Consubstanciando no trecho acima, observamos que o templo foi feito para alocação da Arca da Aliança, para todo cerimonial da Lei Mosaica em substituição ao Tabernáculo e para orações e suplicas. Tanto que os judeus se reuniam na Sinagogas para o ensino da Palavra de Deus.
O próprio Deus nunca adotou o Templo, tanto que não impôs mandamento para isso. Templo sempre foi de natureza pagã. Todas as nações pagãs tinham templos para alocar seus deuses de madeira e de pedra.
Israel, por seu turno, fez um templo para alocar a Arca da Aliança, simbolizando a presença de Deus. A ponte que o próprio Deus acabou com a arca, a qual desapareceu e nunca mais se teve notícia da mesma, cumprindo a profecia de Jeremias 3:16, “E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra”.  
Então o templo nunca foi habitação de Deus. Deus não habita em templo feito por mãos humanas. Vejam os textos abaixo:
ASSIM diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra” (Isaias 66:1-2). Repetido no discurso de Estevão em Atos 7:47-50.

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas” Atos 7:24-25).

Os homens perverteram a verdade em mentira para disso se aproveitar. Pois todo dinheiro e vantagem dos falsos profetas giram em torno do Templo (ou como dizem “Casa de Deus”).
O Templo foi destruído pelos Babilônicos quando da invasão de Jerusalém. Deus deixaria alguém destruir a sua casa?

Com o retorno do povo de Israel, saindo do cativeiro babilônico, para Jerusalém, o Templo foi reconstruído, sendo Zorobabel, sacerdote, um dos precursores (Esdras capitulo 3). E depois de muitas dificuldades e embaraços, o templo foi novamente erigido. Entretanto, o templo ficou muito inferior ao original. De forma que conta a tradição judaica que os anciãos que conheceram o templo original choraram de tristeza e desapontamento. De forma que Deus levantou o profeta Ageu e disse: “Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?” (Ageu 2:3). E continua: “... A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”. Embora este templo fosse bem mais simples que o opulento Templo de Salomão, o Senhor disse que a sua glória deste seria maior, referindo-se a Jesus (o desejado das nações), pois este pisaria naquela casa. Ou seja, o máximo que eles teriam da presença de Deus no Templo, seria a presença de Jesus naquele lugar.
Posteriormente este templo de Zorobabel fora reformado por Herodes e ficou bonito, embora ainda bem aquém da construção de Salomão. E quando os discípulos mostraram a grandiosidade do templo de Herodes (o templo de zorobabel reformado), o Salvador disse: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada” (Mt. 24:2); profecia que se cumpriu quando Roma invadiu Jerusalém por volta dos anos 70 da Era Cristã, e não mais foi re-erguido. Hoje só existe uma parede, a qual é conhecida como o muro das lamentações, onde os Judeus comparecem ali comparecem para orar e deixarem suas suplicas por escrito.
Visto tudo isto, entendemos que até os Judeus ortodoxos compreenderam que Deus não quer templos feitos por mãos humanas. E nunca mais o re-ergueram.
Entretanto, com o advento da conversão do imperador romano Constantino ao que denominam Cristianismo, foram os lideres cristãos (discípulos do Messias) chamados à oficialização deste tal Cristianismo. Nesta ocasião, no ano 325 da era cristã, houve a chamada sistematização das doutrinas pregadas e vividas pelos discípulos, assim como a liberdade do exercício da fé cristã em templos, no Concílio de Niceia.
Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja anatematiza.
Credo de Niceia

Após a conversão de Constantino e a sistematização da doutrina, igreja passou a crescer e expandir-se através da evangelização, dos incentivos e da força. De forma que houve perseguição aos pagãos. E, com isso, a igreja do Senhor, ou seja, o conjunto dos discípulos que criam em Jesus, não possuía templos, passaram a construir e adaptar templos pagãos em cristãos, com o fito de celebração de liturgia ou cultos ao Senhor Jesus.
Veja que neste momento a Igreja encontra-se desviada da sã doutrina. O Senhor não deixou qualquer mandamento de culto litúrgico e os primeiros discípulos cumpriam isto à risca. Por isso nunca houve a necessidade de templos. Os encontros eram somente para aprendizados da Palavra de Deus (sã doutrina) e o partir do pão (alimentavam-se juntos como um piquenique). Nos batismos não tinha qualquer cerimônia, um batizava o outro. Nos casamentos também, até os pais casavam os próprios filhos. Para que templo? Para que Sacerdote? Todos somos sacerdotes! Só existe um mediador. Pode acreditar!
Porém coma sistematização da doutrina, foi criado o clérigo com sacerdote. Estes batizavam, casavam, ministravam o partir do pão (Santa Ceia), dirigiam o culto, ministravam o ensino, e eram responsáveis pelos discípulos.
Observe que no judaísmo o templo era somente para ministrar os sacrifícios e festas judaicas, onde se sacrificava a Deus pelos pecados; também às orações. Os ensinos judaicos eram e são até hoje ministrados nas sinagogas.
Já o cristianismo de Constantino fez uma fusão dos cultos pagãos e dos ensinos judaicos nos templos cristãos. O que perdura mais de 1500 anos. Motivo este que os cristãos de hoje não conseguem vislumbrar um cristo sem templo, sem culto, sem sacerdote.
Sendo que a sã doutrina ensina que o templo de Deus somos nos mesmos que cremos no Senhor como Messias prometido e nos transformamos (batizamos), onde inclusive reside o Espírito de Deus. Pois, Deus não habita em templos feito por mãos de homens, por isso Ele fez cada um de nós e nos habita. Simples assim.
Veja este trecho de João 4:19-24 – “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Também, segundo a sã doutrina o culto a Deus é na razão, na mente, no entendimento, na essência do ser. E não de rituais mecânicos e obrigações religiosas sistematizadas. O culto é a dedicação do nosso ser a Deus em todas as coisas, em todos os momentos e em todos os lugares. Não num lugar determinado, nem nos dias pré-estabelecidos, nem na relatividade nosso ser. Ou seja, é uma entrega total a Deus como nosso dono, nosso Rei Eterno, nosso modo existencial. Por isso disse o apostolo Paulo: “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” (Gálatas 2:19-21).
Veja o trecho de Romanos 12:1-2 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Por fim, não precisamos de sacerdotes, primeiro porque nos fez sacerdotes de nos mesmos e, depois, porque o Messias de Nazaré é o nosso sacerdote, o sumo-sacerdote eterno numa linhagem superior a de Aarão que ministrava no tempo feito por mãos humanas do judaísmo. E é o único intercessor entre Deus e os homens, que nos advoga perante de Deus. Por isso não precisamos de lideres, padres, pastores, gurus, irmã de oração, profetas, ou qualquer tipo intercessor. O VÉU DO TEMPLO FOI RASGADO DE ALTO ABAIXO.
Vejam os trechos abaixo das Escrituras:
João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém” (Apocalipse 1:4:6).

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna” Hebreus 9:11-15).

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1ª Timóteo 2:1-2)

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1ª João 2:1-2).

Depois disso tudo em a pergunta: então por que as igrejas cristãs se reúnem em Templos? Fácil. TEMPLO É DINHEIRO.
Pior do que o Templo é o sistema em torno do templo. Padres, Pastores, lideres, etc... O Templo em si não quer dizer muita coisa, o grande problema e que lá além de abrigar as organizações clericais, centraliza o Evangelho, disciplinando o cristão que tudo da parte de Deus ocorre ali. De certa forma com este ensinamento, as lideranças conseguem aprisionar Deus nos templos, como se dali irradiasse a Graça. E o crente não conhecendo a Palavra de Deus, corre para os templos como se ali fosse um refúgio e refrigério das aflições do mundo.
Tem liderança tão nociva, por causa do vil metal, verdadeiros adoradores de Mamon, incute na mente do crente que embora a salvação esteja em Jesus, más para ser salvo ele deve freqüentar o templo, não perder nenhum os cultos, dar dízimo, ofertas, ser obediente ao pastor e doutrina da denominação que é a verdadeira sã doutrina de Jesus. Não vou discorrer muito sobre esse assunto que é o tema do próximo post: IGREJISMO.
E este Sistema Religioso fulcrado no Templo é um grande mau para os discípulos de Jesus. Não somente de hoje, más de todos os tempos. Inclusive, podemos incluir os Judeus nessa. O Senhor Jesus foi acusado e morto em relação ao Judeus por falar contra o Templo. Porque ali estava a organização religiosa dos judeus, composta de Fariseus e Saduceus.
 
    




Sendo que em todas as vezes que o Senhor Jesus compareceu ao Templo foi perseguido pelo Sistema Religioso da época, formado principalmente pelos Saduceus e Farizeus.

A Igreja Primitiva não tinha Templos. Os encontro e celebrações se davam nas casas dos convertidos. E a Igreja ia muito bem.
Os templos dos Cristãos somente surgiram com a conversão de Constantino, imperador romano do terceiro século da Era Cristã. Quando o imperador transformou os templos pagãos em templos cristãos. Por exemplo, a bastilha de São Pedro no Vaticano era o templo do Deus Zeus.
Também, o Cristianismo serviu de instrumento para Constantino manter a unidade do Império Romano. Sendo o catolicismo a continuação do Império Romano.
Também Constantino organizou a igreja, fazendo da igreja de Jesus a religião denominada cristianismo. Criando dogmas, entendimentos, doutrinas, hierarquias, sistematizações. De forma há haver um grande cisma, entre a igreja do ocidente e a do oriente, ou seja, a Católica Romana e a Igreja Ortodoxa.  

Templo é dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário